13/02/2024 às 01h59min - Atualizada em 13/02/2024 às 08h00min
Jair Bolsonaro: num ato de desespero, ex-presidente tenta intimidar Poder Judiciário convocando militantes após conspirar contra a Democracia; veja vídeo
O Brasil assistiu o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao longo de todo seu destrutivo mandato, de 2019 a 2022, preparar uma parte expressiva dos seus eleitores - que lamentavelmente viraram uma seita fanatizada – para um clima de insurreição institucional, na qual ele reinaria como o ditador soberano da nação brasileira.
Infelizmente, não há como negar que Jair Bolsonaro chegou longe demais nos seus planos golpistas, tendo em vista tudo aquilo que já foi apresentado pela Polícia Federal.
De toda forma, as instituições democráticas brasileiras, com destaque especial para o Supremo Tribunal Federal, conseguiram segurar o ímpeto golpista de um capitão frustrado, do baixo clero da Câmara dos Deputados, que, por uma ironia dos cosmos, conseguiu chegar ao posto mais alto da República Federativa do Brasil.
Pelo que se tem de provas até então, o Brasil chegou muito perto de virar uma ditadura dos idiotas, na qual o idiota-mor, Jair Bolsonaro, seria o rei, seu filhos seriam os príncipes e todos os demais 215 milhões de brasileiros os súditos.
Mas o plano golpista não deu certo e todos os envolvidos serão devidamente processados e responsabilizados, na medida das suas culpabilidades. Sejam civis ou militares, pobres ou ricos, homens ou mulheres, jovens ou idosos, influenciadores ou influenciados, não importa.
“Traidor da Constituição é traidor da pátria”, como bem disse Ulisses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte. E assim será por toda a vida longa da Democracia brasileira.
Agora, num ato de desespero, Jair Bolsonaro tenta inflamar parte de seus simpatizantes fanatizados para uma tentativa de emparedar, pressionar, ameaçar o Poder Judiciário convocando novas manifestações que, inevitavelmente, atacarão as instituições democráticas brasileiras.
Veja o vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro convocando seus fanatizados para uma manifestação na Avenida Paulista, mas tentando passar uma imagem de moderado, pedindo para que não levem cartazes contra as instituições democráticas:
Jair Bolsonaro acredita que colocar milhares de pessoas na Avenida Paulista será uma espécie de salvo-conduto para que o Poder Judiciário deixe de apurar, processar e julgar todas as situações nas quais as provas o colocam nas cenas de diversos crimes, especialmente naquele que trata da conspiração contra o Estado Democrático brasileiro.
Embora o ex-presidente saiba que sua atitude de desespero não vai impedir seus julgamentos pelo Pode Judiciário e suas proáveis condenações, mesmo assim teima em continuar ameaçando o Judiciário com suas bravatas antidemocráticas que utilizou desde o primeiro ano do seu mandato.
Jair Bolsonaro e todos seus idiotas úteis (termo utilizado pelo próprio ex-presidente), mandatários ou não, civis ou militares, precisam entender que o Brasil não mais permitirá que traidores autoritários e aventureiros sabotem a Democracia brasileira.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.