17/01/2023 às 11h19min - Atualizada em 17/01/2023 às 11h19min

A importância do controle interno para a Administração Pública

Gleydson Guimarães

Gleydson Guimarães

Advogado especialista nas áreas de Direito Processual, Compliance, administrativo e Licitações e Contratos.

Gleydson Guimarães
O Brasil atravessa por um período de mudanças significativas em termos de prestação de contas, transparência e moralização dos Órgãos Públicos. A insatisfação da sociedade é visível e isto atrai a necessidade de uma maior transparência e eficiência nos gastos públicos. Então, temos certo que esse clima forçou a implantação de sistemas de controle gerenciais mais confiáveis ​​no âmbito governamental e isso vem ocupando um espaço cada vez maior no cotidiano das instituições públicas.

A figura do Controle Interno surge com a missão de fornecer aos gestores, em todos os níveis, as informações necessárias para a tomada de decisões, com relatórios que auxiliam no controle dos processos, de forma a atingir os objetivos traçados e proteger os interesses da organização cooperando na definição de suas responsabilidades, análises, avaliações, recomendações, opiniões e, principalmente, informações às atividades, garantindo assim um controle efetivo.

De fato, o controle interno, em sua essência, deve ser exercido por todos os servidores públicos, especialmente aqueles que ocupam cargos gerenciais. O controle interno é um aliado muito importante do gestor, pois sua atuação independente dentro do órgão permite que a Administração Pública seja segura, objetiva e impessoal para a tomada de decisões de forma a otimizar a gestão a realizar ações de forma eficaz com foco na coletividade.

Para que o controle interno seja bem-sucedido, constatou-se que é necessário superar as dificuldades em sua implementação, a fim de promover a conscientização dos gestores públicos sobre os benefícios de um sistema utilizado adequadamente para o bom andamento da instituição. É fundamental que as atividades de controle interno sejam aprimoradas de forma contínua e permanente, a fim de atingir um nível satisfatório de desempenho e buscar a mais alta qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. 

Na administração pública, os mecanismos de controle existentes previnem erros, fraudes e desperdícios, que trazem benefícios para a sociedade.
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp