02/08/2023 às 14h50min - Atualizada em 02/08/2023 às 14h50min

Brasil eliminado da copa do mundo

Marta sai gigante e entra para a história do futebol mundial

Luciana Hage

Luciana Hage

Mini-bio: Relações Públicas. Mestre em Ciências da Comunicação.

Hoje a seleção brasileira de futebol feminino foi eliminada pela seleção da Jamaica. As caribenhas chegaram nesse campeonato sendo muito subestimadas. Brasil e França eram as favoritas do grupo. Mas, como disse o técnico jamaicano, “nós temos estratégia”.

E a estratégia funcionou, se fecharam o quanto puderam e saíram pouco para o ataque. E quando o fizeram deixaram as brasileiras assustadas. Personalidade, força de vontade e o desejo enorme de fazer história deram às jamaicanas o gás necessário para ignorar as brasileiras.

O jogo foi chato, frio e sem grandes emoções. As brasileiras entraram em campo, parece, já derrotadas e sem a ginga que costuma ser característica do nosso futebol. Mesmo Marta jogado grande parte, ela não estava em seu melhor dia também.

Essa derrota prematura, que pegou alguns especialistas, e o público, de surpresa, não tira o brilho da estrela maior do Brasil, Marta Vieira da Silva.
Seis vezes considerada a maior jogadora de futebol do mundo, essa alagoana, de Dois Riachos, de 37 anos, se tornou a maior referência do futebol feminino até aqui.

Marta vem de uma família nordestina pobre, foi criada pela mãe e ajudou a criar os três irmãos. Adorava jogar bola com os meninos e, claro, por isso enfrentou o preconceito já conhecido por toda menina que tem interesse por uma área dominada por homens.

Persistir é a palavra que define essa jogadora. Mesmo com os contratempos, ela encontrou pessoas para ajuda-la a chegar em um grande clube brasileiro, o Vasco. E daí em diante ela avançou na carreira.

Chegou a clubes da Europa e dos EUA e consolidou sua carreira vitoriosa. Naturalmente os perrengues não foram poucos, mas os êxitos tiveram maior destaque.

Somente Marta e Messi ostentam a façanha de terem sido premiados pela Fifa seis vezes como melhores do mundo. Nenhuma outra atleta brasileira recebeu tantos títulos, aliás, nem mesmo entre os homens.

E mesmo com uma trajetória brilhante, Marta não tem o reconhecimento merecido, se comparada aos atletas homens. Naymar não chega perto do brilhantismo dela, mas é um dos jogadores mais bem pagos do mundo.

Dia desses o comentarista Caio Ribeiro disse em uma transmissão que Marta era o Neymar de saias. (Risos!) Como pode ter coragem de fazer essa afirmação?! Não, querido, Marta não é o Naymar de saias. Marta é a Marta e é melhor que Neymar.

Na mente de homens, como Caio Ribeiro, ainda se faz necessário comparar mulheres a homens, mesmo que elas sejam mil vezes melhores que eles. No caso em questão não é apenas uma opinião, os fatos demonstram que Marta é muito maior que qualquer outro jogador de futebol brasileiro.
 
Nossa Marta sai gigante da seleção brasileira. Nada será capaz de ofuscar o brilho de quem luta por igualdade de direitos das mulheres no esporte e na vida. Os protestos silenciosos de Marta são inspiradores e corajosos, pois lançam luz a questões relevantes para que atletas, homens e mulheres, tenham direitos iguais.

Por tudo isso e mais um pouco, Marta é a melhor e ponto final!
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp