Uma embarcação vinda do Marajó, que transportava cerca de 70 pessoas, naufragou nesta quinta-feira, 08, e deixou 13 mortos na Ilha de Cotijuba, em Belém. O número de vítimas foram atualizados hoje, 09, às 13h pela Secretária de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP). E informou também que, até o momento, 65 sobreviventes foram resgatados e conduzidos à Belém, onde estão recebendo assistência psicossocial e sendo ouvidos para compor o trabalho investigativo. Informaram ainda que foram resgatados 13 corpos, dentre eles, 10 mulheres, 02 homens e 01 criança. Sete corpos estão sendo deslocados para o sepultamento no Marajó e quatro em Belém, os demais estão sendo encaminhados ao IML.
Segundo a Segup, as buscas aos desaparecidos foram retomadas hoje, 09, pela manhã pelo Corpo de Bombeiros. Nove embarcações dos órgãos de segurança do estado, juntamente com 02 embarcações da Marinha do Brasil estão envolvidas no resgate e busca pelas vítimas, assim como uma aeronave do Grupamento Aéreo. A Polícia Civil instaurou um inquérito policial para investigar o naufrágio, e está adotando todas as medidas cabíveis, para responsabilizar criminalmente os responsáveis.
Irregularidades na embarcação A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Estado do Pará (Arcon-Pa) informou que já havia notificado a empresa responsável pela embarcação e comunicou a Capitania dos Portos sobre a irregularidade do transporte aquaviário. A embarcação não possuía autorização para realizar transporte intermunicipal de passageiros junto ao órgão estadual e realizou a viagem partindo de um porto clandestino na localidade de Camará, Marajó.
Foi decretado nesta sexta-feira, 9, no Pará, luto oficial por três dias por conta das mortes no naufrágio da embarcação que ocorreu nas proximidades da praia da Saudade, na ilha de Cotijuba, distrito de Belém, nesta quinta-feira, 8. O Porto da Foz do Rio Camará está bloqueado pelos moradores de Salvaterra. Há anos os marajoaras reclamam da falta de estrutura do porto. Navios e lanchas não vão poder operar, viagens somente de Balsas.