O Ministério Público do Pará (MPPA) realizou uma reunião com promotores da área de violência doméstica para planejar novas ações de enfrentamento à violência de gênero. A iniciativa foi conduzida pela promotora Renata Valéria Cardoso, nova coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher, e contou com a apresentação da equipe técnica e reafirmação de parcerias com o CAODH e a Ouvidoria da Mulher.
O encontro marcou o início de uma nova etapa na articulação de estratégias para fortalecer a rede de proteção às mulheres no estado. O Núcleo segue com atendimento disponível por e-mail e WhatsApp, oferecendo suporte e orientação à população.
A nova coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), promotora Renata Valéria Pinto Cardoso, reuniu-se no dia 25 de abril com promotores que atuam na área de violência doméstica e familiar. O encontro teve como foco o planejamento de ações e o desenvolvimento de projetos voltados à defesa dos direitos das mulheres e à prevenção da violência de gênero. Também foi apresentada a equipe técnica que dará suporte ao núcleo nas ações a serem implementadas.
Leia também: Hospital da Mulher realiza cirurgia inédita e ultrapassa 100 procedimentos em Belém
O encontro aconteceu no auditório das Promotorias da Infância e Juventude, em Belém, e buscou fomentar o diálogo institucional e a construção coletiva de novas estratégias. As iniciativas do Núcleo contarão com o apoio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), coordenado por Luziana Barata Dantas.
Ainda durante a agenda, a promotora Renata Cardoso também se reuniu com o ouvidor-geral do MPPA, Geraldo Rocha, e com a própria coordenadora do CAODH, reforçando a parceria entre os setores para fortalecer a rede de atendimento às mulheres no estado.
Renata Cardoso assumiu recentemente a coordenação do núcleo, substituindo a promotora Luziana Dantas, que agora atua à frente do CAODH no biênio 2025–2027. A mudança marca uma nova fase na articulação das ações institucionais voltadas à garantia dos direitos das mulheres no Pará.
Sobre o Núcleo de Proteção à Mulher
O Núcleo é responsável por organizar dados, articular serviços e apoiar o enfrentamento da violência de gênero. Vinculado ao CAODH, oferece suporte técnico às promotorias e mantém canais de atendimento ao público.
Para contato, estão disponíveis o e-mail: [email protected] e o telefone/WhatsApp: (91) 4006-3675.
Fonte: MPPA
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais.
O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.