A 3ª Jornada Norte de Cerimonial, realizada no dia 4 de abril na sala multiuso da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), reuniu profissionais do cerimonial dos setores público e privado em um auditório lotado. Promovido pela Associação Brasileira dos Profissionais de Cerimonial (ABPC), o evento contou com palestras sobre diversidade cultural, inteligência artificial, acessibilidade, alimentação em eventos e outros temas relevantes, com foco também na preparação para a COP 30, que ocorrerá em Belém. Segundo o coordenador estadual da ABPC, Antônio Marcos Lobato Monteiro, o encontro reforçou a importância da atividade de cerimonialista na realização de eventos de excelência.
A sala multiuso da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) ficou lotada na última sexta-feira, 4 de abril, com a realização da 3ª Jornada Norte de Cerimonial, promovida pela Associação Brasileira dos Profissionais de Cerimonial (ABPC). O evento reuniu dezenas de profissionais que atuam com cerimonial no setor público e privado, em uma intensa programação de palestras, trocas de experiências e fortalecimento institucional da área.
A abertura contou com a participação de Francisco Etelvino Biondo, presidente da ABPC, da vice-presidente regional Norte, Teresa Roriz, que participaram de forma remota, e do coordenador estadual da associação no Pará, Antônio Marcos Lobato Monteiro.
Leia também: Professores terão desconto de 15% em hotéis de todo o Brasil
Para Lobato, o evento foi “um encontro para fortalecer o cerimonial, promover trocas valiosas de experiências e reafirmar a importância da atividade de cerimonialista para eventos melhores, seja ele público ou privado”.
A jornada abordou temas contemporâneos e essenciais para a prática do cerimonial, como diversidade cultural, inteligência artificial, inteligência emocional, alimentação em eventos, segurança e acessibilidade.
O evento também teve como destaque a preparação para a COP 30, que será sediada em Belém em novembro de 2025, ressaltando a relevância de um cerimonial qualificado para grandes eventos internacionais.
Entre os palestrantes convidados estavam nomes de referência como a professora Sônia Gama, a chef Tathiana Martins, a cerimonialista Lucymara Krasnhak, o jornalista e cerimonialista Marcos d’Assumpção Zaniol, o professor Jonas Gomes, e a mestre de cerimônias Gardênia Almeida.
Para o coordenador estadual da ABPC, Lobato, "a 3ª Jornada Norte de Cerimonial reafirma o compromisso da ABPC com a valorização dos profissionais da área e a qualificação contínua do cerimonial como ferramenta estratégica na construção de eventos públicos e privados de excelência".
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais.
O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.