Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Federação do Comércio do Pará (Fecomércio), mostram que em um ano, considerando especificamente o mês de agosto, o percentual do número de famílias endividadas no Pará com carnês e cartões de lojas de varejo e a inadimplência caiu de 65,1% (agosto de 2021) para 64,9% (agosto de 2022).
O levantamento da Fecomércio mostra outras reduções no nível de dívidas das famílias paraenses, contudo, os percentuais seguem um histórico alto nos últimos 12 meses. Por exemplo, em janeiro deste ano, 30,1 % dos grupos familiares tinham dividas ou contas em atraso. Agora, em agosto passado, esse percentual caiu para 28,6%, em agosto do ano passado, esteve em 31,1%.
Também houve queda no número de famílias que não terão condições de pagar os compromissos financeiros. Esse percentual em janeiro, deste ano de 2022, era de 14,9%; em agosto passado esse percentual ficou em 8,2%, uma redução de quase seis pontos percentuais. Já em agosto de 2022, o percentual foi de 15,7%.