Os cartórios brasileiros registraram, no início de 2022, o maior número de recém-nascidos registrados somente com o nome da mãe. Diante da necessidade do reconhecimento paterno na vida de um filho, a Defensoria Pública do Estado do Pará realiza, de 13 a 31 de agosto, uma ação de reconhecimento de paternidade no Parque Shopping, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, 4300. Os atendimentos ocorrerão sempre das 10 às 16h.
O lançamento da campanha será neste sábado (13). A ação, que é realizada em alusão ao Dia dos Pais, ofertará os seguintes serviços gratuitamente: reconhecimento de paternidade, atendimento jurídico, emissão de RG, CPF, carteira de trabalho digital e encaminhamento para emissão de certidões de nascimento e óbito.
De janeiro a abril, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), foram registrados 56,9 mil bebês por mães solo, o maior número em comparação com o mesmo período de anos anteriores.
“Precisamos trazer a este pai a responsabilidade da criação dos filhos, por isso, pensamos nessa ação para fortalecer a presença paterna na vida dos filhos e valorizar a paternidade responsável já que, muitas vezes, é a mãe que sempre leva o filho para emissão de documentos, por exemplo", comentou o defensor público-geral do estado João Paulo Lédo.
Serviço: Ação de reconhecimento de paternidade em alusão ao Dia dos Pais Data: 13 a 31/08 Hora: 10 às 16h Local: Parque Shopping