26/07/2022 às 17h48min - Atualizada em 26/07/2022 às 17h48min

Hemopa promove campanha para doação de sangue com foco no abastecimento do verão

Doadores terão 11 unidades em todo o estado do Pará

Fernando Moura

Jornal Pará Publicidade 790x90

Foto: Hemopa
A campanha de doação de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia Hematologia do Pará (Hemopa) que tem o objetivo de manter o abastecimento de sangue durante as férias escolares de julho encerram no próximo sábado, dia 30. Doadores que ainda não fizeram doação solidária. A campanha “Antes de sair de férias, doe sangue, salve vidas” pode ser feita em qualquer uma das 11 unidades da hemorrede no Pará.

Para a Fundação Hemopa, o objetivo da campanha que iniciou na primeira semana de julho, é de manter os estoques de sangue abastecidos, aumentando o fluxo de coleta dos doadores, atendendo a demanda que geralmente aumenta no período de julho. Ainda segundo o Hemopa, a média diária de coletas em Belém é de 200 doações, enquanto que a média ideal seria de 280 bolsas coletadas todos os dias.

As bolsas de sangue podem ajudar a salvar muitas vidas, como foi o caso do administrador Carlos Eduardo Campos, que durante as férias escolares de 2007 sofreu um acidente que foi salvo pela solidariedade de quem doa sangue. “Eu estava voltando de Marudá para Belém quando sofri um acidente e caí da moto. Na época, além das fraturas perdi muito sangue no qual precisei de doações para sobreviver”, revela Carlos Eduardo que após a recuperação, passou a ajudar mais pessoas que venham a passar pela mesma necessidade dele.

“Após o susto, após a minha recuperação, passei a me importar mais com a missão de salvar vidas pelo pequeno gesto de doar sangue, e desde que fui liberado para fazer as minhas coletas, doo sangue pelo menos três vezes ao ano”, revela o administrador.

Quem pode doar sangue:

    Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);
    Ter mais de 50 kg;
    Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);
    Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
    Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Para mais informações: ligar para 08002808118, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp