Há uma semana do fim do prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022, 27% dos brasileiros que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021 ainda não fizeram a declaração que é obrigatória. Segundo um balanço divulgado pela Receita Federal, até às 11h de hoje, 23, mais de 25 milhões de pessoas já haviam enviado as suas declarações.
Segundo a Receita Federal, é esperado que mais de 34 milhões de brasileiros enviem suas declarações até o prazo do dia 31 de maio. Nesse mesmo dia, o órgão começa a pagar o primeiro lote de restituição. Aqueles que não enviarem a declaração dentro do prazo, estão sujeitos a pagamento de multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74.
Para a contadora Rosa Freitas, o planejamento é a melhor forma de não perder as datas dos prazos estabelecidos pela Receita Federal. Ela esclarece que muitas pessoas deixam para organizar a documentação necessária no final do período e acabam se prejudicando na hora da entrega. “Apesar da facilidade da internet e do aplicativo Meu Imposto de Renda”, muitas pessoas confiam na agilidade para postergar a declaração. E quando chega o prazo, não consegue reunir toda a documentação e acaba faltando partes importantes para garantir a restituição”, revela a contadora.
Para muitas pessoas, a tentativa de fazer a declaração do Imposto de Renda é sempre de muita dificuldade. Segundo a publicitária Andréia Konuma, todas as tentativas de utilizar o site ou aplicativo terminam em estresse e desestímulo. “Todo ano tento fazer a declaração por conta própria, mas na hora são tantos detalhes e documentos que eu acabo ficando insegura e desistindo”, confessa Andréia que agora procura diretamente uma consultoria profissional para regularizar seus processos. “Desde o ano passado eu venho contratando uma contadora para fazer todo o trabalho por mim. Hoje eu prefiro pagar alguém do que ficar me estressando na frente do computador”, finaliza.