07/03/2023 às 19h37min - Atualizada em 07/03/2023 às 19h37min

Mulheres estão à frente de mais de 38,90% de empreendimentos no Pará

Jornal Pará

Divulgação/ Ag. Pará
O empreendedorismo feminino apresenta características próprias: geralmente, está associado a maneiras de lidar com a pressão do mercado, a maternidade e às tarefas domésticas diárias, o que aumenta ainda mais os desafios enfrentados pelas mulheres.

Gabriela Reis, uma mãe solteira de 23 anos, encontrou uma oportunidade de crescimento no mercado virtual. Durante a pandemia de coronavírus, enquanto grávida e desempregada, percebeu que seu setor de atuação, eventos, estava totalmente paralisado, sem perspectivas profissionais. Então, começou a produzir máscaras personalizadas, e à medida que os meses passavam, viu sua produção aumentar. Atualmente, é proprietária de uma loja física e outra virtual, que trabalha com vários produtos personalizados, como canecas, quadros e molduras.

Um estudo realizado pela Jucepa mostra um sinal de recuperação do empreendedorismo feminino. O Relatório de Registro Mercantil revelou que, em 2022, houve um aumento significativo de mulheres à frente de negócios no Pará, totalizando 31.166 mil empreendedoras. Em comparação com 2020, quando havia 30.489 mulheres, o número é ainda maior. Além disso, em relação a 2019, o aumento é ainda mais expressivo, já que havia apenas 25.969 mulheres empreendedoras no estado.

De acordo com Cilene Sabino, presidente da Jucepa, no estado do Pará, a quantidade de empreendimentos tem crescido, atingindo um total de mais de 80 mil. Dentre esses, 38,90% são liderados por mulheres, o que, mesmo sendo uma porcentagem menor que a dos homens, é um número significativo. Segundo Sabino, é importante ressaltar que as mulheres atuam em diversas áreas e funções, não só na economia, mas também nos formatos familiares, o que torna esse aumento ainda mais relevante.

No ano de 2022, as mulheres lideram diversas atividades no estado do Pará, com destaque para o comércio de artigos de vestuário e acessórios, que representa 12,21% dos empreendimentos liderados por elas. Em segundo lugar, estão os negócios relacionados à beleza, como cabeleireiros, manicure e pedicure, com 5,21%. Na terceira posição, está a promoção de vendas, com 5,11%, enquanto em quarto lugar estão os restaurantes e similares, com 4,18%.

“Temos um número crescente de empreendedores, especialmente mulheres, que a cada dia se revelam em um papel fundamental na economia de suas famílias, são provedoras dos seus lares. É importante incentivar, fortalecer o empreendedorismo, buscar cada vez mais a desburocratização, para que os informais busquem a formalização de seus empreendimentos, e com isso todo o ciclo se fortaleça, e dialogar sobre economia em todas as suas perspectivas”, acredita a presidente da Jucepa.

 

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