O Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro pediu, na tarde desta sexta-feira (03), a suspensão do jogador de vôlei Wallace Souza de todas as atividades. O atleta publicou, em rede social, uma enquete perguntando se deveria dar um tiro no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o comitê, os atletas olímpicos devem compreender o reflexo das suas condutas na sociedade. “Roberto Dinamite, Pelé, Maria Lenk, Esther Bueno não tiveram apenas a honra e a glória de serem campeões. Todos tiveram a responsabilidade de educar gerações que precisavam pautar-se por princípios éticos e morais para seguirem na luta pela construção de uma sociedade melhor para todos, não obstante as opções políticas de cada um”.
“Em tempos de hipercomunicação através de redes sociais, muitas vezes sentimentos ruins e até criminosos saem dos teclados e ganham o mundo, não raro com consequências desastrosas. A sociedade civil, e mais que tudo o mundo do olimpismo, necessita ficar distante da violência e da irracionalidade sugerida em postagens como essa. Minimizar atos dessa natureza implica não apenas uma omissão impiedosa na defesa da racionalidade, como também sinaliza equivocadamente no sentido da normalização do absurdo, permitindo que atos se repitam e que o caos se instaure”, afirma o comitê em despacho.
O atleta está suspenso até o fim do procedimento, e tem o prazo de cinco dias úteis para apresentar defesa. Confira o despacho completo aqui.
Esta postagem foi feita pelo jogador de vôlei do @sadacruzeiro, e ex-atleta da seleção brasileira, Wallace Leandro em seu Instagram. Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas! pic.twitter.com/2FGzrizpqb
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) January 31, 2023
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.