19/12/2022 às 17h08min - Atualizada em 19/12/2022 às 17h08min

Justiça Federal entra em recesso no Pará; retorno ocorre no início de janeiro

Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia.

TRF 1 / Divulgação
A Justiça Federal em todo o Pará, incluindo a sede da Seção Judiciária, em Belém, e as Subseções que funcionam em oito municípios do interior do Estado, suspenderá o expediente nas áreas judicial e administrativa a partir desta terça-feira (20), quando inicia o recesso forense, que vai até 6 de janeiro. Mas as atividades serão retomadas somente na segunda-feira seguinte, 9 de janeiro.

De acordo com a Portaria Diref nº 488/2022, de 13 de dezembro, o expediente da Seção Judiciária, no plantão judicial será em turno único, das 9h às 15h, período no qual a unidade plantonista deverá manter os servidores que lhe forem subordinados para atender advogados e partes, assim como encaminhar aos magistrados plantonistas questões urgentes e com risco de perecimento de direito. Na área administrativa, o horário de atendimento será das 13h às 19h, coincidente com o que será observado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.


Durante o período em que a Justiça Federal estiver em recesso, os juízes plantonistas, conforme a Portaria, poderão analisar apenas pedidos de habeas corpus e mandados de segurança em que figurar como coatora autoridade submetida à competência jurisdicional do magistrado plantonista. Também poderão avaliar comunicações de prisão em flagrante.

A mesma portaria prevê ainda que o magistrado de plantão também poderá apreciar, em caso de justificada urgência, representações da autoridade policial ou do Ministério Público visando à decretação de prisão preventiva ou temporária; pedidos de busca e apreensão de pessoas, bens ou valores, desde que objetivamente comprovada a urgência; medida cautelar, de natureza cível ou criminal, e medidas urgentes, cíveis ou criminais, da competência dos Juizados Especiais.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp