05/12/2022 às 11h34min - Atualizada em 05/12/2022 às 11h34min
Em Salvador, escultura de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada
Segundo o Prefeito de Salvador Bruno Reis (UB), caso está atrelado à intolerância religiosa
Amaral Rosa, estagiário sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
Foto: Fundação Gregório de Mattos / Divulgação Na madrugada deste domingo (4), a escultura de Mãe Stella de Oxóssi, localizada na avenida que leva o nome da yalorixá, em Salvador, foi incendiada. Inaugurada em abril de 2019, a estátua fica na entrada do bairro de Stella Maris, nas proximidades do aeroporto de Salvador.
Esta é a segunda vez que a estatua é alvo racismo religioso, em setembro de 2019, cinco meses depois de inaugurada, a peça teve a sua base pichada.
A obra é de autoria do artista plástico Tatti Moreno (1944 - 2022) em homenagem a yalorixá que morreu dezembro de 2018 aos 93 anos.
A escultura de 8,5 metros de altura, traz em seu conjunto a estátua de Mãe Stella em tamanho real sentada em um trono e à frente da figura do orixá Oxóssi.
A Prefeitura Municipal de Salvador se manifestou sobre o ocorrido através das redes sociais: Impossível não ficar indignado com o incêndio criminoso na estátua de Mãe Stella de Oxóssi, ocorrido nesta madrugada. Já...
Publicado por Prefeitura de Salvador em Domingo, 4 de dezembro de 2022
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), associou o episódio à intolerância religiosa.
MÃE STELLA DE OXÓSSI
Nascida no dia 2 de maio de 1925 em Salvador, Maria Stella de Azevedo Santos, faleceu em 27 de Dezembro de 2018 em Santo Antônio de Jesus. Iniciada na afro-religiosidade aos quatorze anos por Mãe Senhora, foi escolhida como a quinta Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, um dos terreiros de candomblé mais tradicionais de Bahia. Trabalhou como enfermeira pela Secretaria de Saúde Pública do Estado da Bahia, por onde se aposentou.
Mãe Stella escreveu diversos livros, entre eles Meu tempo é agora; Òsósi – O Caçador de Alegrias; Epé Laiyé- terra viva e Ófun, e se destacou como uma das primeiras mulheres a escrever sobre candomblé no Brasil. O saber de Mãe Stella atualmente é transmitido por sua discípula Graziela Domini através do podcast Mãe Stella e Graziela.