05/10/2022 às 19h16min - Atualizada em 05/10/2022 às 19h16min

Faturas de cartão com linguagem simples podem reduzir endividamento

Pesquisa do BC faz parte do Relatório de Economia Bancária

Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira.

Reprodução/ shutterstock
O entendimento sobre a fatura de cartão através da linguagem simplificada pode melhorar, incentivando melhores decisões financeiras e reduzindo o endividamento da população, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Banco Central (BC). O órgão ainda avalia que esses efeitos parecem ser ainda maiores para as pessoas com menor escolaridade. As informações são da Agência Brasil.

O BC realizou um experimento para investigar se diferentes “layouts” (forma que as informações são distribuídas) de faturas de cartão melhorariam o entendimento das condições de uso do produto e potencialmente afetariam as decisões de pagamento da fatura total ou parcial. O estudo foi em parceria com a Empresa de Consultoria e Pesquisa Plano CDE e com apoio financeiro da Fletcher School of Law and Diplomacy, escola da universidade norte-americana Tufts University.


O experimento submeteu grupos de participantes a diferentes “layouts” das faturas de cartão de crédito. Em seguida, eles preencheram um questionário que tratava do entendimento das faturas e de tomada de decisão. Os desenhos alternativos das faturas, em relação aos “layouts” de faturas de cartão de crédito existentes, permitiram testar soluções baseadas em ciências comportamentais.

Segundo a autoridade monetária, o resultado indicou que os participantes que receberam as faturas com os novos “layouts” compreenderam melhor os dados apresentados e estavam mais bem informados para identificar as consequências de aceitar o crédito rotativo ou pagamento da fatura em parcelas, modalidades que têm juros maiores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp