02/10/2022 às 10h34min - Atualizada em 02/10/2022 às 10h34min
Lula recebe 72,9% dos votos na Nova Zelândia, 1° país a concluir votação
As urnas foram instaladas na capital Wellington e 686 eleitores estavam aptos a votar.
Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira.
Twitter/Central Eleitoral Na Nova Zelândia, primeiro país a concluir a votação, a vitória na disputa presidencial foi de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 329 votos, o equivalente a 72,9% dos votos válidos sem considerar os votos em branco e nulos. Jair Bolsonaro (PL) obteve 71 votos, ou 15,7% dos votos válidos. As informações são do portal O Globo.
Em terceiro apareceu Ciro Gomes (PDT), que somou 23 votos, ou 5,1% dos votos válidos. Já Simone Tebet (MDB) teve oito votos, 1,8% dos votos válidos e ficou atrás do candidato do Novo, Felipe D'ávila, com 11 votos (2,4% dos válidos). Padre Kelmon (PTB) teve três votos.
As urnas foram instaladas na capital Wellington e 686 eleitores estavam aptos a votar, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Conforme informações do jornal O Globo, os dados foram extraídos dos boletins de urna afixados na parte externa da embaixada, como ocorre em qualquer outra seção eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a consolidação dos votos será feita após a votação ser encerrada no Brasil, mas integrantes da comunidade brasileira na Nova Zelândia tiraram fotos dos boletins e já divulgaram nas redes sociais.