09/08/2022 às 15h55min - Atualizada em 09/08/2022 às 15h55min

Abono do PIS/PASEP: Veja como sacar

25 bilhões referentes ao PIS/Pasep que estão parados na Caixa Econômica Federal e podem ser sacados por 10 milhões de trabalhadores

Jefferson Machado, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista.

São aproximadamente 25 bilhões referentes ao PIS/Pasep que estão parados na Caixa Econômica Federal e podem ser sacados por 10 milhões de trabalhadores. Em tempos de crise econômica, somado pela inflação, causa espanto e ao mesmo tempo uma esperança, um dinheiro esquecido nas contas dos brasileiros. O valor é originário do Pis/Pasep que não foram sacados por trabalhadores, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. 

O que é o PIS/Pasep?

O PIS (Programa de Integração Social) é destinado ao trabalhador da iniciativa privada e distribuído pela Caixa. Enquanto o PASEP (Programa de Formação de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é usado pelos profissionais de empresas públicas e pago pelo Banco do Brasil.

Quem tem direito ao benefício?
Quem trabalhou de carteira assinada na iniciativa privada ou como servidor público nos anos de 1971 a 1988. Antes disso, o valor só podia ser sacado em casos específicos, mas desde 2019 uma medida provisória passou a permitir que todos registrados pudessem emitir o saque integral do dinheiro.

Até quando posso sacar as cotas do PIS/PASEP?
Os 10 milhões de participantes que ainda não resgataram o benefício têm até o ano de 2025 para realizar o saque. Depois disso, o valor retorna ao governo. 

Como verificar o saldo?
A consulta do saldo pode ser feita nas agências da Caixa, em lotéricas, nos canais de comunicação do banco ou por meio do aplicativo do FGTS.

Como sacar o benefício?
Aos correntistas da Caixa, o saque pode ser realizado automaticamente. Agora para quem possui o Cartão Cidadão, o valor pode ser retirado no autoatendimento, lotéricas e correspondente Caixa Aqui, isso, para valores de até 3 mil reais. E para quem não possui vínculo com o banco, a retirada é feita em uma agência sob apresentação de um documento de identificação com foto.

Como sacar o Pis/Pasep de pessoa falecida?
Caso o titular tiver falecido, o beneficiário legal precisa comparecer em uma agência da Caixa com a certidão de óbito, junto com um documento que comprove o vínculo familiar 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp