Uma plataforma para simplificar o processo de denúncias sobre fake News foi apresentada pelo Tribunal Superior Eleitoral para criar um Alerta de Desinformação Contra as Eleições. O serviço irá apurar notícias reportadas para avaliar se aquela informação contém mentiras que prejudiquem o processe eleitoral de 2022. A plataforma irá fiscalizar também as denuncias sobre disparo de massa, vazamento de dados e outros crimes cibernéticos que podem ser potencializados durante o período das eleições.
Apresentada pelo presidente da corte do TSE, Edson Fachin, a nova plataforma será mais rápida e eficaz no combate às consequências geradas pela repercussão das fake News, principalmente sobre as eleições ou os sistemas de segurança da Urna Eletrônica. Segundo o TSE, as desinformações impactam negativamente a democracia brasileira.
Em nota, o TSE informa que a plataforma será de uso apenas para informações falsas sobre as Eleições Gerais de 2022. “A ferramenta receberá ainda denúncias de ameaças às seções eleitorais, cartórios ou prédios da Justiça Eleitoral e de informações não verificadas sobre supostas fraudes eleitorais, adulteração e contagem de votos ou certificação dos resultados da eleição”, afirmaram.
Como denunciar: Para acessar a plataforma, basta acessar a página da plataforma no site do TSE (tse.jus.br) e se dirigir à seção “Registrar um alerta”, e escolher uma das ocorrências para dar continuidade na denúncia.
• Desinformação; • Discurso perigoso; • Disparo em massa; • Indício de comportamento inautêntico; • Vazamento de dados/incidente cibernético.
Em seguida, o denunciante irá redigira mensagem se refere ao processo eleitoral. Por fim, basta relatar as informações sobre a denúncia, como a plataforma onde o conteúdo foi encontrado, link, entre outros dados. Opcionalmente, os usuários ainda podem enviar arquivos em anexo para comprovar a queixa.