21/06/2022 às 16h51min - Atualizada em 21/06/2022 às 16h51min

35 milhões de pessoas não tem acesso à internet no Brasil

Segundo pesquisa, em 2021, 82% dos lares já tinham acesso ao uso da internet em casa

Da Redação

Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o número de brasileiros com acesso à internet em casa subiu de 71% para 82% nos períodos entre 2019 e 2021. A pesquisa que tem o objetivo de avaliar o uso das tecnologias de informação e comunicação nos lares aponta ainda que apesar do acréscimo, mais de 35 milhões de brasileiros ainda não possuem acesso à internet.


A pesquisa também revelou que o número de acessos por computadores caiu no período, atingindo principalmente as classes B, C, D e E que mais utiliza a internet através de smartphones e tablets.

O acesso à internet nas residências de áreas rurais foi um dos dados que mais evoluiu na pesquisa, com aumento de saindo dos 51% para 71% no período de dois anos. Enquanto nas residências de regiões urbanas, o crescimento foi de 75% para 83%.

Para o coordenador da pesquisa, Fábio Storino, a pandemia teve impacto direto na forma como o brasileiro necessita da internet em seu dia a dia. “Esta proporção aumentou significativamente entre os domicílios das áreas urbanas em relação à situação pré-pandemia, mas a grande variação ocorreu na área rural, onde foi observado um crescimento de 20 pontos percentuais entre 2019 e 2021”, afirma, Fábio.

Ao analisar a qualidade do serviço de internet nos domicílios, a pesquisa identificou que a maioria dos acessos se dão através de redes de fibra ótica, sendo 64% nas regiões urbanas e 39% nas rurais, enquanto o acesso por redes móveis de telefonia celular representa 20% das conexões das cidades e 17% nas áreas rurais.

O percentual de residências com internet varia entre as regiões do Brasil. Sendo a região Sudeste a mais conectada com 84% dos lares com acesso à rede, seguidos pela região Sul (83%) e Centro-Oeste (83%). Na região Norte 80% dos possuem acesso enquanto 79% das residências do Nordeste possuem conexão com a internet

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp