Jovens acusam guardas municipais de truculência e violência no CAN
Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira
20/01/2023 15h13 - Atualizado em 20/01/2023 às 15h13
Reprodução
Na tarde da última quinta-feira (19), segundo publicações em redes sociais, dois jovens artistas teriam sido agredidos e presos, sem justificativa, por guardas municipais, na Praça Santuário de Nazaré.
Um dos jovens afirmou que o guarda teria informado que o levaria preso sem motivo, que não teria sido encontrada nenhuma arma ou entorpecentes com eles, e que houve truculência na abordagem, com agressão. O jovem também afirma ter sido levado à delegacia algemado e mantido preso até o fim dos procedimentos, quando foi liberado.
Vídeos mostram um dos policiais com a perna no pescoço de um deles, enquanto outro policial atirava um spray não identificado no rosto do outro.
O Jornal Pará entrou em contato com a assessoria da Guarda Municipal de Belém, mas até o momento do fechamento desta matéria, não obteve resposta.
Em nota divulgada no portal da Prefeitura de Belém, diz que "no exercício de suas funções, guardas investigavam denúncias de uso de entorpecentes na praça". Mas que, ainda de acordo com a publicação, a orientação do prefeito Edmilson Rodrigues é para que seja instaurado processo administrativo para se checar os fatos e apurar responsabilidades diante de possíveis excessos. "A Prefeitura de Belém reitera que prima pela responsabilidade, justiça e respeito aos direitos humanos, em todas as áreas da administração, o que inclui o reforço ao papel cidadão da Guarda Municipal" finaliza o comunicado.
Confira o vídeo (IMAGENS FORTES): ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.