26/12/2022 às 18h44min - Atualizada em 26/12/2022 às 18h44min
Retrospectiva 2022: Relembre os fatos mais importantes que aconteceram durante o ano no Pará
Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia.
Reprodução O Pará foi marcado por uma série de acontecimentos em 2022. Chuvas torrenciais, surtos de doenças e o retorno de grandes eventos presenciais, como o Círio de Nazaré e casos também movimentaram e mexeram com a população paraense. Relembre alguns dos principais acontecimentos do ano:
1 - Covid-19:
O Pará começou 2022 com os reflexo da pandemia de 2021. Cerca de 74% dos leitos de UTI ficaram ocupados por conta da infecção da nova variante do vírus, a Ômicron. As aglomerações das festas do final de 2021 influienciou no aumento do número de pessoas infectadas pela covid-19. Em janeiro, o Pará começou a receber as vacinas pediátricas para a imunização de crianças de 5 a 11 anos.
2 - Carnaval
Em fevereiro desse ano, a expectativa era pelo retorno do carnaval de rua no Estado, mas as ainda por conta do surto da covid-19 e influenza, as prefeituras decidiram cancelar as comemorações.
3 - Chuvas
A capital paraense sofreu com as fortes chuvas e os casos de malária assustaram os moradores. Belém chegou a contar 19 pessoas com a doença desde janeiro até março (Sesma). No Pará, 900 casos foram notificados em menos de um mês (Sespa).
4 - Explosão na subestação da Eletronorte
Em março desse ano, moradores da Terra Firme viveram momentos de pânico com a explosão de cilindros de hidrogênio na subestação da Eletronorte. Após três dias de vistoria na área, a Defesa Civil contabilizou 188 imóveis atingidos. Quatro trabalhadores da subestação ficaram levemente feridos. Uma pessoa também se feriu no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT), na UFPA, que fica em uma área próxima.
5 - Varíola dos Macacos
Em maio foi registrado o primeiro caso surgiu dia 29 de maio, na Alemanha, e logo começou a se espalhar pelo mundo. No estado, o primeiro caso foi em 2 de agosto, em um morador de Ananindeua e o ano terminou com mais de 100. A doença foi considerada, pela OMS, emergência mundial em saúde.
6- "Dentinho" é recapturado em Belém
No dia 15 de maio, Wanderson Alves Carvalho, conhecido como "Dentinho", foi recapturado em Belém. Ele é acusado de cometer mais de 100 estupros em Goiás e foi setenciado a pena de 196 anos de prisão.
7 - Caso da morte da juíza Monica Figueiredo de Oliveira
No dia 17 de maio, o corpo da juíza Monica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira é deixado na Divisão de Homicídios da Polícia Civil de Belém, no bairro de São Brás pelo companheiro dela, o também juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior. O corpo da magistrada tinha um ferimento por arma de fogo que, de acordo com as investigações, foi cometido por suicídio.
8 - Doença da urina preta
Os paraenses ficaram assustados com casos da doença da urina preta, ou síndrome de Haff que começou com três casos suspeitos em Óbidos, no dia 25 de junho e a morte de um paciente no dia 27.
9 - Naufrágio da lancha “Dona Lourdes II”
Em setembro, o naufrágio da lancha “Dona Lourdes II” deixou 23 pessoas mortas na baía do Marajó, próximo da ilha de Cotijuba. Outros 66 passageiros conseguiram sobreviver, depois de terem sido resgatados por pescadores da região. No dia 18 de outubro, mais de um mês após a tragédia, o corpo da última vítima do naufrágio, Sofia Loren, de 4 anos, foi identificado, após passar por exame de DNA. O comandante da embarcação, Marcos de Souza Oliveira, foi preso.
10 - Círio de Nazaré
Em outubro, o Círio de Nazaré voltou às ruas de Belém depois de dois anos de pandemia, com 13 procissões oficiais, incluindo a primeira edição da procissão dos Carros de Promessas, que homenageou os profissionais da saúde que lutaram contra a covid-19. Todas as romarias contaram com grande público. A Diretoria da Festa avaliou que o 230º Círio foi o maior de todas as edições. O Arraial de Nazaré também foi retomado.