O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibros) premiou, nesta terça-feira (8), os 40 melhores hospitais que atendem 100% dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS). A Fundação Santa Casa do Pará ficou em 14º lugar. A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília (DF).
Diretora Técnica Assistencial da Santa Casa, a médica Norma Assunção, representou o presidente da Fundação Santa Casa, no evento, que contou com a presença do secretário de estado de saúde do Pará, Rômulo Rodovalho.
A Fundação Santa Casa concorreu, inicialmente, em um universo de 6.600 hospitais brasileiros, e se destacou entre um grupo seleto de unidades no país. A premiação teve a parceria da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Hospital Regional do Baixo Amazonas ficou com 11ª colocação, e o Hospital Oncológico Octávio Lobo com a 17ª posição.
Entre os critérios avaliados pelo Ibros, foram destaques a infraestrutura, controle de patologias e infecções, internação, higienização, entre outros aspectos relacionados à saúde e cuidado com o paciente.
Junto com a Santa Casa, foram premiados também o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), na 11º posição, e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, na 17º posição.