27/10/2022 às 14h11min - Atualizada em 27/10/2022 às 14h11min

Covid-19: Brasil registra 197 novas mortes em 24 horas

Amaral Rosa, estagiário sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (26) indicam que, em 24 horas, foram registrados 7.751 novos casos e 197 mortes por covid-19 no país. Desde o início da pandemia, o Brasil contabiliza 34.807.075 casos confirmados e 687.907 óbitos pela doença.
 
Ainda segundo o boletim, 34.034.039 pessoas se recuperaram da infecção (97,8% do total) e 85.129 pacientes estão em acompanhamento.

 
Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Belém liberou uma nota técnica n° 17/2022 por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) que alerta para um possível aumento dos casos da covid-19 na capital.

A nota é um alerta para profissionais de saúde das instituições públicas e privadas, e para a população em geral sobre um possível crescimento dos casos do vírus Sars-Cov-2, síndrome respiratória aguda grave. 

A Sesma observou um aumento de atendimentos de pessoas com sintomas gripais na rede de saúde do município, que pode ter sido ocasionada pela alta circulação de pessoas devido as grandes festividades culturais e religiosas que ocorreram recentemente no município de Belém.

Além disso, houve flexibilização das medidas de distanciamento social e relaxamento no uso da etiqueta respiratória para evitar a propagação da covid-19.

TESTES

A Sesma orienta que, em caso de sintomas gripais há pelo menos três dias (como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos), a população deve realizar teste para detecção da covid-19.

A Sesma disponibiliza testes rápidos em sete Unidades Municipais de Saúde (UMS), com funcionamento 24h, além das Unidades de Pronto-Atendimento (Upas) e nos hospitais de Pronto-Socorro do Município. Casos leves e moderados devem buscar atendimento nas UMS e os graves nas Upas e Prontos-Socorros.

A Sesma segue também disponibilizando leitos para os pacientes com sintomas graves da covid-19, e que precisam de hospitalização, no Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico (leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva), no Marco.

VACINA

A vacina contra a covid-19 segue disponibilizada nas salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde e nos pontos de vacinação nos hospitais militares (Exército, Marinha e Aeronáutica) e nas universidades (Fibra, Unama e Unifamaz).
A Sesma continua orientando a adoção de medidas de higiene e etiqueta respiratória, como higienizar as mãos com álcool 70% ou com água e sabão com frequência.

Em caso de manifestações de sintomas gripais, é necessária a utilização de máscara, que segue sendo obrigatória dentro de instituições de saúde públicas e privadas.

VEJA ONDE FAZER TESTE DA COVID-19:

• Casos leves e moderados:
Unidades Municipais de Saúde (UMS): 
Jurunas, Tapanã, Icoaraci, Bengui I, Baía do Sol, Carananduba, Cotijuba e Outeiro.

• Casos graves:
Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS): Sacramenta, Jurunas, Marambaia, Terra-Firme e Icoaraci.
Hospital Humberto Maradei e Pronto-Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinoti, no Umarizal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp