24/10/2022 às 19h06min - Atualizada em 24/10/2022 às 19h06min
Cobertura vacinal contra a poliomielite aumenta em 10% no Pará após campanha da Sespa
"Dia D" de vacinação foi realizado neste sábado, em alusão ao dia mundial de combate à poliomielite
Rafael Miyake, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira
Alex Ribeiro/Agência Pará A cobertura vacinal contra Poliomielite no Pará teve um aumento de 10% no último sábado. O “Dia D” da vacinação, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O estado, até 21 de outubro, contava com 47% do público alvo - crianças de um a cinco anos - vacinado. No sábado (22), o percentual atingiu a marca de 57%.
A iniciativa é em alusão ao 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Poliomielite, e tem como objetivo intensificar a imunização contra a doença e ampliar a cobertura vacinal no estado.
A meta de imunização contra a doença é de 95%, que não é atingida desde 2015. A doença, que é considerada erradicada no Brasil desde 1994, voltou a ser relatada em diversos países.
O que é a Poliomielite
Popularmente conhecida como paralisia infantil, a doença é causada pelo poliovírus, e pode ser transmitida por água e alimentos contaminados, além de contato direto com pessoas contaminadas.
Mais comum em crianças, a Poliomielite também pode ser contraída por adultos. Nos casos mais graves, o vírus destrói as células nervosas da medula espinhal, o que leva à paralisia e à perda de massa muscular. Muitos casos de infecção pelo poliovírus são assintomáticos, mas os casos sintomáticos podem ser fatais.