06/10/2022 às 18h33min - Atualizada em 06/10/2022 às 18h33min

Após 33 anos, primeiro caso de poliomielite do Brasil é registrado no Pará

O vírus que causa paralisia infantil foi identificado em um menino de três anos.

Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira.

Jornal Pará Publicidade 790x90

2.2 W/ Via Agência Brasil
O Departamento de Epidemiologia do Pará informou nesta quinta-feira (06) que uma criança de três anos, do município de Santo Antônio do Tauá, contraiu poliomielite. Esse é primeiro caso da doença desde 1989, quando ela foi erradicada do Brasil.

 O vírus Sabin Like 3, que causa paralisia infantil, foi identificado no menino após exame de fezes. A confirmação da doença chegou na terça-feira (4) e o comunicado em sinal de alerta emitido na quarta (05).

Através de nota, a Sespa disse que "De acordo com o levantamento das informações epidemiológicas, a criança apresentou manifestação clínica no dia 21 de agosto de 2022 com febre, dores musculares, mialgia e quadro de PFA com comprometimento e redução motora nos membros inferiores com progressão de 24 horas após receber as vacinas Tríplice Viral e VOP".

O comunicado diz ainda que, "No dia 12 de setembro de 2022, a responsável pela criança compareceu a Unidade Básica de Saúde do município, onde relatou que no dia 21 de agosto, um dia após a vacinação, apresentou dor no membro inferior direito e deambulava mancando e que, a partir do dia 10 de setembro, o mesmo perdeu a força nos membros inferiores não conseguindo se manter em pé".

Uma equipe da Vigilância Epidemiológica de Santo Antônio do Tauá visitou a casa da família e constatou que a criança estava com o esquema de vacinação contra a polio irregular. "Quanto ao histórico vacinal da criança, foi verificado que estava incompleto e que a criança não recebeu as doses da VIP previamente. Ao analisar a carteira, a criança possuía duas doses de VOP, o que está em desacordo com as normas do PNI".
 
Entenda o que é a Poliomielite

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença causada por um vírus chamado poliovírus. O poliovírus invade o nosso sistema nervoso e, nos casos mais graves, pode causar paralisia.  A poliomielite é uma doença muito contagiosa, ou seja, é transmitida de pessoa para pessoa de forma muito rápida. Ela afeta principalmente crianças menores de cinco anos, mas também pode acometer adultos. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

"Não há tratamento específico para a poliomielite. Todos os casos devem ser hospitalizados e monitorados, com o tratamento de suporte, de acordo com o quadro clínico do paciente", esclareceu a Sespa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp