16/04/2022 às 20h20min - Atualizada em 16/04/2022 às 20h20min

Balsa de garimpeiros que invadiu a Terra Indígena Xipaya foi apreendida

Invasores fugiram após graves denúncias dos indígenas nas redes sociais

Fernando Moura

Jornal Pará Publicidade 790x90

Foto: Redes Sociais
oi localizada na tarde de hoje, 16, a balsa dos garimpeiros que tentaram invadir a Terra Indígena Xipaya, na região do médio Xingu. Segundo nota do Ministério Público Federal (MPF), a embarcação de garimpo foi apreendida por uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Segundo a nota publicada pelo MPF em redes sociais, foram detidos cinco adultos e dois adolescentes que estavam na balsa. Os adultos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em Itaituba para prestar depoimentos.

Nas redes sociais, a indígena Juma Xipaya publicou dois vídeos da embarcação apreendida.

A invasão da balsa de garimpo foi denunciada na noite de quinta-feira, 14, quando a indígena Cacica Xipaya postou em suas redes sociais pedindo ajuda, após verificar que um grupo de oito pessoas estavam invadindo o território do povo Xipaya. Segundo relato do pai de Cacica, Francisco Kuraya, os indígenas foram recebidos com violência ao indagarem sobre a presença dos garimpeiros na região. (Leia mais sobre a invasão clicando aqui).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp