02/09/2022 às 18h26min - Atualizada em 02/09/2022 às 18h26min

3 cidades no Pará têm mais eleitores do que habitantes

Especialistas acreditam que isso aconteça porque os dados do IBGE estão desatualizados

Bianca Botelho

Pelo menos oito dos 144 municípios paraenses têm mais eleitores do que habitantes, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que três deles aparecem entre as 10 cidades brasileiras com a maior diferença entre a população e o eleitorado.

No topo dessa lista aparece a cidade de Canaã dos Cajarás, no sudoeste do Pará, com 10 mil pessoas a mais do que o número de habitantes aptas a votar no município. Em Jacareacanga, o total de eleitores de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é quase o dobro do número de habitantes. E o terceiro município paraense que aparece nessa lista é Mojuí dos Campos, na sexta posição, somando 20.289 eleitores contra 16.282 moradores – diferença de 4.007 pessoas.


Também aparecem entre os 10: Cumaru (PE); Severiano Melo (RN); Maetinga (BA); Japurá (AM); Ribeirão do Largo (BA); Serra Preta (BA); e Abadia de Goiás (GO). Em todo o país, o número de cidades com mais eleitores do que a população estimada chegou a 569 neste ano.

No Brasil, 10% das cidades têm mas eleitores do que a população. São 569 municípios que registram essa disparidade, um percentual 15% maior que o verificado em 2020. Os últimos dados do IBGE são de 2010.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp