A megaoperação realizada pelo governo de Belém retirou mais de 200 obstáculos das vias públicas e enfrentou a prática abusiva que, há anos, transformavam as ruas da capital em espaço privado, impondo cobranças ilegais e constrangendo motoristas. A ação devolve aos cidadãos o direito de estacionar com segurança e sem medo de assédio, rompendo com uma rotina de assédio e, alguns casos, de extorsão que já havia se tornado insustentável para quem precisava circular diariamente pela cidade.
O Jornal Pará reconhece a iniciativa e destaca a importância de que essa medida não se limite a um ato pontual, motivado pela repercussão nas redes sociais, mas que se transforme em uma política pública permanente. Belém precisa de fiscalização contínua para garantir que as ruas permaneçam livres e organizadas, protegendo a população de práticas abusivas que, por muito tempo, envergonharam e humilharam os cidadãos.
No último dia 03/09, Belém amanheceu diferente com a megaoperação realizada pelo governo municipal para retirar mais de 200 obstáculos das vias públicas e enfrentar de frente a prática abusiva daqueles que se acham os donos das ruas de Belém.
A iniciativa merece ser reconhecida, pois devolve aos cidadãos o direito básico de circular e estacionar em vias públicas sem serem coagidos, assediados ou, em alguns casos, beirando a extorsão, como é nos casos dos jogos de futebol.
Há anos a população belenense convive com a humilhação diária de ser abordada em praticamente todo ponto da cidade.
Pessoas que se autointitulavam “donos” das ruas passaram a impor tarifas informais, como se fossem proprietários do espaço público, tornando a vida de quem precisava ir ao trabalho, levar filhos à escola ou simplesmente estacionar para resolver uma pendência um verdadeiro inferno.
O que deveria ser um direito virou motivo de constrangimento e medo.
A ação do governo municipal rompe com esse ciclo de desordem e mostra coragem diante de uma prática que já estava insustentável.
A expectativa, no entanto, é que essa postura não se restrinja a um movimento pontual, motivado pela repercussão nas redes sociais.
Belém precisa de uma política pública permanente, firme e presente em todos os bairros, garantindo que a ordem e a segurança não sejam exceções ocasionais, mas regra de convivência.
A sociedade espera que o prefeito Igor Normando e sua equipe mantenham esse compromisso, transformando a operação em rotina de fiscalização e disciplina urbana. Afinal, as ruas pertencem ao povo, e não a grupos que, durante anos, transformaram a capital paraense em um território de constrangimento diário.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais.
O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.