12/08/2022 às 11h13min - Atualizada em 12/08/2022 às 11h13min

Segunda é a data limite para apresentar pedidos de registros de candidaturas para as Eleições 2022

Legendas devem estar atentas à cota de gênero

Amaral Rosa, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista.

Jornal Pará Publicidade 790x90

Termina na próxima segunda-feira,15, o prazo para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatas e candidatos a presidente e a vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores e respectivos suplentes, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

O prazo se encerra às 8h, para as candidaturas apresentadas pela internet, e às 19h, para a entrega de mídias com a documentação necessária diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – no caso dos candidatos a presidente – ou nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) – nos demais casos. 

Os partidos devem estar atentos à cota de gênero para preencher um percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas entre seus candidatos. A cota  é uma decisão de 2018 do Supremo Tribunal Federal com o objetivo de assegurar a participação mais igualitária entre homens e mulheres que concorram a cargos eletivos do poder legislativo. 

No pedido de registro de candidatura, deve ser informado o nome para constar na urna eletrônica. É possível incluir o nome fonético de candidatas e candidatos, para uso de recursos de acessibilidade da urna. Também devem ser apresentadas: relação de bens, fotografia recente nas especificações da Resolução do TSE, certidões criminais e prova de alfabetização, entre outros dados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp