08/08/2022 às 16h14min - Atualizada em 08/08/2022 às 16h14min

Raio X: Confira quem são os oito candidatos ao Governo do Pará

Candidatos começam no próximo dia 15 a campanha eleitoral

Jefferson Machado, estagiário da editoria Eleições 2022, sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira

Jornal Pará Publicidade 790x90

O primeiro turno das eleições para governador ocorre dia 2 de outubro de 2022. Serão esperados 6 milhões de eleitores paraenses para escolher os cargos de presidente, senador, deputado federal e estadual. No estado do Pará, oito nomes disputam o cargo de governo do estado. Entre eles estão: Zequinha Marinho do (PL/ PSC/Patriota) 63 anos; Cleber Rabelo (Pstu), 49 anos; Helder Barbalho (MDB) 43 anos; Adolfo Neto (Psol e Rede), 36 anos; Major Marcony (Solidariedade); Sofia Couto (PMB), 54 anos; Shirley Alves ( Pros), 49 anos e  Doutor Augusto (PRTB).


Helder Barbalho, atual governador do estado do Pará  (MDB) tem 43 anos e teve seu nome oficializado à reeleição  pelo MDB, na ultima  sexta-feira dia 5.  O governador tem apoio de um conjunto de partidos como PSB, PDT, PT, Republicanos e Cidadania e outros. Helder foi também ministro-chefe   da Secretaria Nacional dos Portos no governo Dilma Rousseff e ministro da Integração Nacional no governo Michel Temer. Helder Barbalho é formado em Administração e pós-graduado em Executivo e Gestão Pública. Iniciou a vida política, com 21 anos de idade, em 2002, como vereador de Ananideua, Foi também prefeito da mesma cidade por dois mandatos e deputado estadual.


Cleber Rabelo (PSTU) tem 49 anos e é candidato à governador do estado. É maranhense do Município de Bacuri e operário da construção civil. Casado e pai de dois filhos, Rabelo já foi vereador de Belém. 


O Partido da Mulher Brasileira (PMB) tem como candidata à governadora do Estado, Sofia Couto de 54 anos. Ela é bacharel em Direito, casada, mãe de três filhos. Participou do governo municipal de Zenaldo Coutinho, em Belém e na Casa do Idoso.


Major Marcony (Solidariedade) É militar da reserva do Exército empresário da área de segurança pública, é casado, natural de Belém e têm duas filhas.  O seu vice, Nilo Noronha, é auditor fiscal e ex-titular da Sefa.


A pedagoga de 49 anos, Shirley Alves é a candidata do partido Republicano de Ordem Social (Pros) e concorre pela primeira vez a um cargo eletivo.


O Médico cardiologista e produtor rural, Doutor Felipe Augusto, foi confirmado como candidato pelo PRTB durante a convenção realizada na ultima sexta-feira dia (5).


Geógrafo de formação pela UFPA, Adolfo Oliveira Neto, tem 36 anos e tem doutorado em pela Universidade   pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)  e pós-doc na Cardiff Universit , no Reino Unido. Adolfo que é dirigente estadual do Psol, é candidato para o governo do Estado, da federação partidária formada pelo partido socialismo e liberdade (Psol).


José da Cruz Marinho de 63 anos (PL/PSC/Patriota), mais conhecido como Zequinha Marinho, é candidato do PL ao governo do Estado com coligação com os partidos PSC e Patriota. Atualmente ele é senador pelo governo do estado do Pará, com experiencia de ter sido vice-governador de Simão Jatene, 2015 a 2019. Zequinha Marinho é formado em pedagogia, tem pós-graduação em Administração Pública e é presidente do PL no estado do Pará. Sua Vice é a odontóloga Rosiany Eguchi, (PSC), esposa do delegado federal e Eguchi. 
 
 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp