11/09/2023 às 10h38min - Atualizada em 11/09/2023 às 11h00min
Homem é preso com 80 capsulas de cocaína no estômago
Prestes a embarcar para Paris e ele interceptado pelos agentes da PF em Belém.
Carlos Yury - com informações de Ascom PF
Reprodução/PF A Polícia Federal prendeu um homem que tentou embarcar à Europa com pelo menos 80 cápsulas com cocaína, nesta quinta-feira (7). O passageiro, venezuelano, foi abordado no Aeroporto Internacional de Belém, a caminho de Paris, na França. Ao ser flagrado no tráfico internacional de drogas, foi levado ao Pronto Socorro Municipal (PSM) do Umarizal, à espera de expelir as cápsulas.
Ele estava em Pacaraima/RR, dia 17 de agosto; em seguida, foi à Guiana Inglesa dia 19; então pegou o voo de Paramaribo, Suriname, a Belém, chegando às 5h da manhã de ontem. Já de noite, enquanto esperava o voo para Lisboa – em conexão a Paris - foi abordado pelo Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF. A prisão ocorreu na área restrita, após o passageiro já ter feito a imigração, à espera para embarcar. Ao ser entrevistado, o suspeito confessou que tinha engolido droga para levá-la à Europa. Com isso, foi levado ao Hospital da Aeronáutica de Belém, onde um raio-x confirmou que havia cerca de 80 cápsulas no estômago, quantidade incomum, o que assustou a equipe policial. Em seguida, o preso foi encaminhado ao PSM, onde começou a expelir a droga ainda nesta manhã, sob custódia de policiais federais.
O acusado teria engolido as cápsulas no Suriname, com ajuda de pasta de dente ou lubrificante, após tomar laxante. A droga tende a ficar no corpo entre 24h e 36h, tempo suficiente para que ele viajasse até a França. A quantidade, porém, costuma ser em torno de 40, enquanto que o preso em Belém tinha pelo menos o dobro. O tipo de droga, nessa modalidade, tende a ser cocaína salinizada, mais concentrada. A confirmação do teor, porém, virá após a perícia da PF.
O Núcleo de Polícia Aeroportuária da Polícia Federal no Pará completou um ano de criação nesta quinta-feira 07. O flagrante do suspeito de tráfico, desta quinta-feira, foi a 67ª prisão feita pelo núcleo.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.