23/09/2022 às 14h21min - Atualizada em 23/09/2022 às 14h21min
Mais de 4,2 mil vagas de trabalho temporário devem ser abertas na Grande Belém até o fim do ano, diz DIEESE
Contratações temporárias aumentam com aproximação do Círio de Nazaré, Dia da Criança, Eleições, Black Friday e 13º salário
Amaral Rosa, estagiário sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
Com a proximidade do final do ano, crescem as expectativas em torno das chamadas contratações temporárias para setores como indústria, serviços e comércio. As estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/PA) é que o número de contratações temporárias neste final de ano possa alcançar cerca de 4.200 pessoas na Região Metropolitana de Belém.
A previsão tem como base a análise feita sobre os dados do Ministério do Trabalho e Previdência apresentados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) que trata sobre a flutuação do emprego formal em todos os setores econômicos do estado.
O DIEESE estima que deverá haver crescimento das contratações de temporárias em relação aos últimos dois anos, a previsão se dá através de vários fatores, como o Círio de Nazaré, Dia da Criança, Eleições, Black Friday, 13º salário e as festas de final de ano e com base também nas informações colhidas junto aos Setores Empresariais da Região Metropolitana de Belém.
A torcida agora é para que os principais Setores Econômicos do Estado (principalmente o Comercio, Indústria e Serviço) tenham crescimento nas vendas neste final de ano e que estas previsões de contratações se realizem.