Um contraceptivo masculino inédito em forma de vacina, com efeitos que duram por até 10 anos, deve ficar pronto em 2023. É o que prometem os cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia, que estão desenvolvendo o anticoncepcional Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle). As informações são do portal O Globo.
A injeção completou seus testes finais e foi considerado melhor que a vasectomia, de acordo com os cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia, responsáveis pelo desenvolvimento do anticoncepcional Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle).
O teste foi feito com 300 voluntários apontou 97 % de eficácia e promete ser uma grande realização da ciência. Risug é um gel que danifica as caudas dos espermatozóides individuais, impedindo-os de fertilizar um óvulo. Caso o usuário queira reverter o procedimento, é bem simples: a qualquer momento, basta uma injeção de água e bicarbonato de sódio.
O Risug completou os ensaios clínicos na Índia e aguarda aprovação médica das autoridades do país. Os cientistas apontam que são inúmeras as vantagens deste produto quando comparado com a vasectomia, como ser menos dolorosa e reversível. Essa vacina também não é baseada em hormônios, comum nas pílulas para as mulheres.
(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira).