19/09/2022 às 09h37min - Atualizada em 19/09/2022 às 09h37min
5G: Anatel libera rede para Belém e mais seis capitais a partir de hoje
22 capitais já contam com a nova tecnologia
Amaral Rosa, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista.
O 5G chega oficialmente na cidade de Belém nesta segunda-feira (19). As operadoras ativarão suas redes que vão proporcionar maior velocidade de conexão. Além de Belém, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a conexão com a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.
Segundo a Agência Brasil, o cronograma oficial da Anatel prevê a ativação do 5G puro em todas as capitais até 27 de novembro. A data, no entanto, poderá ser antecipada caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo.
As operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais da faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, precisam instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital.
Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vem habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.