05/09/2022 às 14h41min - Atualizada em 05/09/2022 às 14h41min

PA confirma mais 6 casos de varíola dos macacos

Ao todo, estado possui 19 casos confirmados da doença

Amaral Rosa, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista.

Estado do Pará conta com seis casos confirmados da Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) neste sábado (3). Com isso, o estado totaliza 19 casos confirmados da doença, além de 25 prováveis casos, ou seja, que podem estar a doença, mas ainda não foram confirmados

Os 6 novos casos envolvem pessoas que moram nas seguintes cidades:  Belém (4), Ananindeua (1) e Marituba (1).


No dia 2 de agosto a Sespa confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no Pará, sendo o infectado um homem de 27 anos, residente em Belém. O primeiro caso de transmissão local da Monkeypox no município de Belém foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém no dia 30 de agosto.

A principal forma transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:
- Erupções cutânea ou lesões de pele
- Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)
- Febre
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Calafrio
- Fraqueza

Todas as pessoas com sintomas compatíveis de varíola dos macacos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde imediatamente e adotar as medidas de isolamento. O diagnóstico é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp