05/09/2022 às 10h08min - Atualizada em 05/09/2022 às 10h08min

STF suspende piso nacional salarial para profissionais de enfermagem

Suspensão concede 60 dias para que seja apresentado esclarecimentos sobre os impactos causados pelo novo piso

Amaral Rosa, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu neste domingo (4) o piso salarial nacional da enfermagem. A norma fixava o salário mínimo de R$ 4.750 para os enfermeiros. A proposta foi aprovada em junho pelo Congresso e ganhou força nos últimos anos pelo trabalho desses profissionais durante a pandemia da covid-19.

A determinação do magistrado que estabelece a lei que regula uma remuneração mínima para enfermeiros e auxiliares e técnicos em enfermagem seja suspensa "até que seja esclarecido" o impacto financeiro da medida para estados e municípios e para os hospitais. A decisão foi dada após ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços. O ministro afirmou que a entidade apresentou "alegações plausíveis" de possíveis "demissões em massa" com a nova lei.


Barroso concedeu 60 dias para que os entes da federação, entidades do setor e os ministérios do Trabalho e da Saúde se manifestem sobre a capacidade para que o piso seja cumprido. "A medida cautelar se manterá vigente até que a questão seja reapreciada à luz dos esclarecimentos prestados", decidiu.

O piso salarial foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 4 de agosto, em cerimônia no Palácio do Planalto. Na ocasião, o trecho que previa o reajuste anual pela inflação foi vetada pelo presidente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp