05/09/2022 às 08h40min - Atualizada em 05/09/2022 às 08h40min
Atletas estudantis do Pará vão em busca do ouro nos Jogos da Juventude 2022, em Aracaju
Competições iniciaram neste sábado e seguem até o próximo dia 17 de setembro
Evaldo Júnior / Ascom Seduc
Ascom Seduc O esporte estudantil paraense está voando alto, como há tempos não se via. Desta vez, a delegação paraense estudantil viajou cerca de mil quilômetros até a cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, onde ocorrem os Jogos da Juventude 2022. Por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), 176 atletas estudantis paraenses, de 15 a 17 anos, estão competindo em 16 modalidades. As provas iniciaram neste sábado (03) e seguem até o próximo dia 17. Mais de 4.100 atletas, de 16 modalidades, chegam de todas as 27 unidades da Federação para a disputa da competição, que tem como lema “Desenvolvendo Campeões”. Neste sábado os paraenses competiram nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, Badminton e vôlei de praia.
“É um momento de comemorar o desenvolvimento do esporte estudantil, proporcionado pela Seduc do Pará. Cada vez mais a nossa política educacional, associada ao esporte, está levando esses jovens cada vez mais longe. Estamos proporcionando a democracia também neste meio, visto que descentralizamos as seletivas e levamos para municípios de todas as regiões do Pará”, enfatizou a Secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.
Ricardo de Souza, morador da cidade de Moju, no nordeste paraense, saiu pela primeira vez do Pará em busca da medalha de ouro no lançamento de disco. “É a primeira vez que eu saio do estado para competir e está sendo uma experiência maravilhosa. A minha preparação até aqui foi bem proveitosa. Precisei conciliar os estudos convencionais na minha escola com a preparação física para estar aqui, hoje. Não foi fácil. Inúmeras vezes treinei embaixo do sol de 14h, mas isso não me desensinou”, disse o atleta que sonha em seguir para a carreira olímpica.
Para Diego Bernardo, técnico de atletismo, “É extremamente importante a conciliação do esporte com a educação. O atletismo, por exemplo, é base para a vida. É nele que você aprende a respeitar, o equilíbrio, entre outras coisas. Ele é um tipo de atividade física, e automaticamente você desenvolve mais no estudo, nas disciplinas de raciocínio lógico. Você evolui como esportista e como cidadão”, finalizou o preparador de Ananindeua.
Os Jogos da Juventude ocorrem desde 2000 e são promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Confira todas as modalidades que serão disputadas.
Atletismo;
Badminton;
Basquete;
Ciclismo;
Futsal;
Ginástica Artística masculina;
Ginástica Artística feminina;
Ginástica Rítmica;
Handebol;
Judô;
Natação;
Taekwondo;
Tênis de Mesa;
Vôlei de Praia;
Voleibol;
Wrestling.
“Temos atletas em todas as modalidades e estamos esperançosos para ocuparmos as primeiras colocações. A Seduc tem investido pesado no esporte estudantil, por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e temos resultados comportados, como a etapa regional das Paralimpíadas escolares, quando tivemos o primeiro lugar geral e ocupamos o lugar mais alto do pódio”, disse, entusiasmado, o chefe da delegação paraense, Marcley Lima.