30/08/2022 às 15h17min - Atualizada em 30/08/2022 às 15h17min

Pesquisa lista características do estado do Pará e de outros estados da região Norte

Segundo os dados a região é composta por 80% de população negra

Jefferson Machado, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira.

A pesquisa “Sotaque Norte” à disposição na plataforma Gente, da rede Globo, esquematizou os dados sobre as características da região Norte. A sondagem busca compreender os costumes, comportamentos e hábitos culturais pelos estados da região, dentre eles o Pará.

De acordo com a investigação, os nortistas retêm características positivas como humildade (44%), bom humor (28%), alegria (24%) e gentileza (23%) que foram os atributos marcantes encontrados nos moradores.


Segundo as informações a região é composta por 80% de população negra, dentre eles, 65% se afirmam pardos e 15% pretos. Além disso, 13% dos nortistas se apresentam brancos e 3% indígenas.

Em relação às principais preocupações que os moradores da região enfrentam hoje:
45% dos entrevistados comunicaram “medo referente à violência urbana”
29% “doença”
27% “aumento dos preços dos produtos básicos”
25% “perda de um parente próximo”
21% “futuro dos filhos”

Apesar de terem declarado medo da violência urbana, 46 % informaram viver na região com esperança. O otimismo e a insegurança surgem na sequência com 33%, ligados com confiança e alegria (32%). 

Os nortistas são mais intensos do que a média dos brasileiros, em relação à fé e a família, 59% afirmam ter Deus, como religião e não acreditam em nenhuma igreja; 87% expressaram que a família é o bem mais importante da vida. Já para 80% pensam no melhor para a família na hora das decisões e 44% acham importante conservar as tradições e costumes. No que se atribui aos hábitos que representam a cidade, 34% dizem que conversar na rua com conhecidos é uma particularidade da região; 29 % citam a ajuda e amigos e familiares; 24% a prática de esportes; e a ajuda a quem precisa e, 21%, dizem frequentar centros religiosos, cultos e missas. 

O projeto “Sotaque Norte” se realizou em 21 municípios de todos os estados do Norte e está disponível, por meio da plataforma on-line.

O gerente de conhecimento do consumidor da Globo, Giani Scarin, comenta que o processo de coleta de dados teve três fases, com a utilização de diferentes métodos e abordagens. Assim antes de tudo foi feito uma listagem dos dados secundários e uma conversa com especialistas da localidade, para melhor compreensão do contexto. Depois se passou para a fase de estudo de campo, com o uso de uma pesquisa qualitativa em conjunto de entrevistas com formadores de opinião. Nesta etapa o objetivo foi entender os comportamentos e os hábitos das pessoas, ao mesmo tempo que nos ajudasse a elaborar um questionário de perguntas que fizesse sentido, com linguagem apropriada. Por fim, avaliamos e mapeamos estes hábitos com uma pesquisa qualitativa, entrevistando a população de 16 +, em todos os estados da região. 

Para Giani Scarin, o objetivo do projeto é fazer estudos aprofundados por todo o país. Para poder conhecer e entender o Brasil em toda sua diversidade, tão rica e plural. Essa ação é necessária para o desenvolvimento de conteúdos, produtos e serviços, que sejam representativos e importantes para os brasileiros. Esse conhecimento pode ser útil para identificar tendências e ajudar a construir pontes que gerem projetos inovadores e impactos positivos para toda a sociedade.

A Plataforma Gente
A plataforma de pesquisas e Insights da Globo, Gente, tem por finalidade dividir conhecimento baseado em pautas contemporâneas da sociedade, no comportamento do consumidos e nos hábitos dos brasileiros. O conteúdo está disponível a todos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp