Um peixe confeccionado em bambu lembra a todos do Tucunaré e da preservação da praia de mesmo nome (Foto: Ascom/PMM).
O concurso é inédito na cidade e o balneário escolhido foi o do Tucunaré. Concorrem aos prêmios três categorias: barracas, barcos e rabetas. Quem está avaliando são turistas e banhistas por meio de votação em "Qr Code" distribuídos entre os inscritos no projeto. Para isso, o votante abre o formulário e responde aos questionamentos: cuidado ao meio ambiente, limpeza, segurança e qualidade no atendimento.
Para estimular a participação de todos os veranistas, barqueiros, barraqueiros e rabeteiros inscritos orientam banhistas e turistas sobre o concurso e fazem a entrega de sacolas biodegradáveis - para coleta de lixo e acondicionamento de resíduos mantendo a praia limpa e linda.
O programa também faz a troca de 20 produtos recicláveis por um brinquedo de praia. Os resíduos serão destinados ao projeto Ecopets, que ajuda animais de rua com a compra de remédios, cirurgias e ração.
"O projeto Praia linda é praia limpa, trabalha com a limpeza da praia, faz a alegria da criançada e ainda ajuda a causa animal, visando o cuidado com o meio ambiente e o turismo. Para o sucesso do concurso, esperamos participação dos turistas votando através do Qr code", informa Carleans Pereira, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O ponto de coleta é uma lixeira ecológica confeccionada em bambu, em forma de peixe, inspirado no Tucunaré, que leva o nome da praia. A ideia é lembrar a todos da importância da participação.
O resultado será divulgado no dia 06 de agosto. Participam do projeto 12 barracas, 22 rabetas e 10 barcos. Os vencedores do 1º concurso Praia linda é praia limpa serão premiados conforme a necessidade de cada categoria.