O poeta, escritor, jornalista e advogado, Ademir Braz faleceu na manhã desta terça-feira, 05, no município de Marabá. Conhecido na região de Carajás como o “Pagão”, Ademir acumulava problemas de saúde e nos últimos meses estava acolhido no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município.
Nascido em Marabá em 1944. Ademir começou sua carreira como jornalista em Belém, quando trabalho no jornal “A Província do Pará” em 1972. Ao retornar para sua cidade natal, o escritor se formou na primeira turma de bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Pará do campus de Marabá.
Com trabalhos que são referência para moradores da região, Ademir publicou a trilogia “Esta Terra” em 1981, “Antologia Tocantina” em 1998 e Rebanho de Pedras no ano de 2003. Sua última obra literária foi publicada em 2015, chamada “A Bela dos Moinhos Azuis”. Ademir também tinha uma cadeira efetiva na Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense e Cônsul de Poetas del Mundo em Marabá, onde possuía o cargo desde o ano de 2006.
Seu último trabalho exercendo a função de jornalista foi escrevendo na Coluna Política & Desenvolvimento para o Jornal Correio do Tocantins. Ademir também escrevia em seu blog pessoal na internet “Quaradouro”, no qual escrevia sobre política, economia e crônicas sobre a região de Carajás.