O aplicativo e-Título é a versão digital do título de eleitor, implementado em 2020 pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O dispositivo digital, é uma inovação que facilita a participação no processo eleitoral brasileiro, permitindo que os eleitores verifiquem a situação de seu documento e justificar ausências em pleitos passados, podendo ser utilizado como documento de identificação para votar, desde que contenha a fotografia do eleitor. É fundamental verificar se a sua foto está visível no aplicativo antes do fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre em 8 de maio. Caso contrário, será necessário tomar as providências para garantir a presença da foto no e-Título.
Polícia Federal busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social Como baixar o aplicativo e-Título:
1. Dirija-se à loja de aplicativos de seu telefone e procure por “e-Título”; 2. Faça o download e abra o aplicativo; 3. Inicie o aplicativo e selecione a opção “Começar no e-Título”; 4. Aceite os termos apresentados para prosseguir; 5. Insira seus dados pessoais e clique em “Entrar no e-Título”; 6. Responda às perguntas de verificação; 7. Digite sua senha para acessar o aplicativo; 8. Visualize suas informações relacionadas ao Título de Eleitor Digital.
Como votar usando o e-título:
Apresente o e-Título no dia da votação, se sua biometria estiver registrada. Caso contrário, tenha-o em conjunto com um documento oficial com foto.
Como justificar o voto utilizando o e-título:
Caso não tenha comparecido às últimas eleições, acesse o sistema “Justifica do TSE” e siga as instruções. Você precisa informar seu número de título de eleitor, nome completo e data de nascimento.
Outros documentos aceitos para votação:
Com o cadastro eleitoral em dia, confira quais documentos você pode levar para votar. O documento deve ser oficial e conter foto (tanto a via impressa quanto na digital):
• e-Título; • Carteira de identidade; • Identidade social (para pessoas trans e travestis); • Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente; • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei; • Certificado de reservista; • Carteira de trabalho; e • Carteira Nacional de Habilitação.
Vale lembrar que esses documentos oficiais são aceitos para votar mesmo fora da validade. O importante é estar legível e conter a foto. Por exemplo: a via impressa da carteira de trabalho é aceita; a via digital deste documento não pode comprovar a identidade do eleitor, pois não contém fotografia.
Eleições Municipais de 2024
O 1º turno das eleições municipais de 2024 acontece em 6 de outubro. A estimativa do TSE é de que 153 milhões de eleitores vão às urnas escolher prefeitos e vereadores. Caso necessário, o 2º turno ocorrerá em 27 do mesmo mês (em municípios com mais de 200 mil eleitores). Por isso, é importante deixar tudo certo para o dia da votação.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.