O vereador Cleverson Zajac vai denunciar Josemira Gadelha, prefeita de Canaã, ao Ministério Público por improbidade administrativa. O parlamentar utilizou a tribuna da Câmara Municipal para falar sobre a situação e destacou que a prefeita contratou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para elaborar estudos de viabilidade técnica para implantação do aeroporto de Canaã dos Carajás.
A contratação foi feita em junho de 2022. Para o estudo, o governo de Canaã dos Carajás gastou R$ 1.229.197,98 de recursos públicos.
Segundo Zajac, o estudo de viabilidade foi feito em uma área particular do município, mas sem a devida consulta e negociação de interesse de compra junto ao proprietário. Agora, destaca o vereador, o dono da área não quer vende-la pelo preço que o município oferta. “Por isso nunca veio para essa Casa o projeto de desapropriação da área, porque barrou na negociação. O fazendeiro está certo! Foram lá fazer o estudo no lugar porque quiseram. A área é dele e ele vende pelo preço que quiser.”
Por conta disso, o vereador exige que o Ministério Público tome providências e que a prefeita de Canaã devolva aos cofres públicos o valor gasto para o estudo técnico.
O aeroporto foi uma das promessas de campanha da prefeita, está no Plano Plurianual, mas jamais saiu do papel.
Com informações de Gazeta Carajás
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.