24/02/2024 às 09h30min - Atualizada em 24/02/2024 às 09h30min

Ex-prefeito de Canaã dos Carajás critica decisão de fechamento das minas do Sossego e Onça Puma

Jeová Andrade, ex-prefeito de Canaã dos Carajás, expressou sua preocupação nas redes sociais em relação à suspensão das licenças de operação de duas minas no Pará.

Da redação

Agência Pará
Jeová Andrade, ex-prefeito de Canaã dos Carajás, expressou sua preocupação nas redes sociais em relação à suspensão das licenças de operação de duas minas no Pará. Na quarta-feira (21), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) suspendeu a licença do projeto Sossego, que explora cobre em Canaã. Já na quinta-feira (22), foi a vez da suspensão da licença de operação da mina de Onça Puma, localizada na zona rural dos municípios de Parauapebas, Ourilândia e São Félix do Xingu, dedicada à exploração de níquel.

O ex-prefeito enfatizou que o projeto Sossego está ativo há 20 anos em Canaã, desempenhando um papel crucial na geração de milhares de empregos ao longo desse período. Para ele, a notícia da suspensão é impactante. "Isso é muito sério, é muito grave, causará um grande impacto no emprego e realmente resultará em um caos social no município e na região."

LEIA TAMBÉM: Deputado Keniston Braga declara apoio ao pré-candidato a prefeito, Ivanildo Braz


Jeová Andrade ressaltou que o momento exige atenção especial das autoridades e de toda a sociedade civil organizada. "Isso afetará todos nós, toda a população do Pará e do Brasil. Precisamos unir forças e afirmar que este projeto não pode ser interrompido."
 


As duas minas são fontes de emprego e renda para cerca de 4 mil pessoas. A Vale anunciou que está avaliando as medidas necessárias para restabelecer a plena vigência da licença e reforçou o cumprimento de condicionantes e controles socioambientais da sua atividade, conforme a legislação.

Com informações de Gazeta Carajás

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp