29/06/2022 às 14h00min - Atualizada em 29/06/2022 às 14h00min
Empreendedorismo possibilita renda extra aos participantes do Curso de Bolos Caseiros em Marabá
O comércio de bolos cresce a cada dia na cidade, segundo a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) do município, localizado no sudeste paraense
Além das técnicas de preparo dos bolos, as participantes também aprenderam sobre empreendedorismo (Crédito: Ascom/PMM).
Entre crianças, jovens e adultos, é difícil encontrar alguém que não goste de saborear um bom pedaço de bolo. Em cada núcleo urbano de Marabá é possível encontrar casas especializadas na venda e fabricação seja de bolos simples ou cheios de recheios e coberturas de diversos sabores. Com ingredientes simples é possível colocar a mão na massa e faturar um dinheiro extra. Não é por acaso que Milene Ribeiro é só contentamento. Ela é uma das participantes e já vê o retorno financeiro. "Eu já fazia bolo, mas não vendia. Fiz quatro bolos no domingo por brincadeira, postei nos stories, mas não sabia que ia vender, vendi todos e já tenho encomendas”, comenta Milene Ribeiro, aluna do curso de bolo caseiro.
O curso de bolo caseiro que Milena participa faz parte dos cursos oferecidos pelo Projeto Técnico-Social (PTS) para atender moradores do Residencial Jardim do Éden. Ela já participou de outras capacitações e, aos poucos, a dona de casa, vai acrescentando novos conhecimentos que já estão gerando retorno financeiro “Eu fiz o curso de sandália e os cursos que posso eu faço. Eu me sinto viva, porque é maravilhoso você se sentir realizada", revelou.
A turma de bolo caseiro é composta por quinze alunas, todas moradoras do residencial, que visam qualificação e mercado de trabalho. “Os cursos são oferecidos de acordo com o conhecimento da população. São cursos que exigem pouco conhecimento e escolaridade, basta a pessoa ter força de vontade para empreender. Temos uma empresa contratada com uma instrutora para ensinar a parte teórica e a prática. As alunas assam o bolo, no final da aula degustam e ainda podem utilizar esse conhecimento para aumentar a renda familiar”, afirma Lúcia Martins, assistente social da Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Marabá - SDU.
Técnica para empreender
Não basta apenas misturar os ingredientes, é preciso de técnica. Essa parte das informações fica por conta da instrutora Luciléia que ministra cursos na área há anos, na cidade de Marabá. “O que eu puder passar com o conhecimento que tenho, vou ajudá-las. Assim elas podem inovar na cobertura diferenciada, apresentar ao cliente uma coisa saborosa que dá para comer com os olhos.” explica Luciléia.
Nesta terça-feira (28), as alunas tiveram uma aula de empreendedorismo com a administradora Eva Abreu. Além de produzir os bolos, elas foram orientadas a trabalhar a imagem do negócio, como divulgar com sucesso, como captar clientes e como utilizar as ferramentas disponíveis através das redes socias. “Como essa mulher coloca esse negócio, como ela vende e expõe? ela precisa conhecer essas ferramentas entender o marketing desse negócio, fazer network colocar o empreendimento não só em Marabá, mas no mundo inteiro”, afirmou a administradora.