Uma ação de reintrodução de peixes-boi à natureza ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 01. Os animais que fazem parte do “Projeto Peixe-Boi” é uma iniciativa da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) em parceria com o Zoológico da Universidade da Amazônia (Zoounama). A iniciativa irá sair em expedição pelo Rio Amazonas em Santarém e devolver os animais que serão monitorados por rádio transmissores adaptados para a grande densidade do rio da região.
Sei animais serão reinseridosà natureza no primeiro dia. Para o biólogo, Hipocrates Chalkidis, coordenador do Zoounama, a ação tem o principal objetivo de reverter grande caça da espécie que está ameaçada de extinção. Gerando compromisso com a biodiversidade da região amazônica. “O Projeto Peixe-boi é o único do estado do Pará que possui uma unidade na área urbana e uma unidade flutuante na região de rios. Nosso projeto surgiu da necessidade de abrigar os filhotes órfãos e que tiveram uma segunda chance de viver”, ressalta.
A nova oportunidades desses animais que foram resgatados e monitorados por especialistas do zoológico foram possíveis graças aos apoios que envolveu a ação de órgãos ambientais, comunidades ribeirinhas e profissionais que trabalharam na recuperação dos animais.
Muito comum na Bacia Amazônica, o peixe-boi é uma espécie que vive em praticamente todos os rios da Amazônia. O mamífero é alvo fácil de caçadores devido o seu grande tamanho. O peixe-boi é de fundamental importância para o ecossistema dos rios, com hábito alimentar essencialmente herbívoro, o animal se alimenta de toneladas de plantas aquática e semiaquáticas, além de raízes e vegetação de áreas alagadas.