Sem fazer concurso público há 10 anos, prefeitura de Canaã dos Carajás é notificada pelo MP
O último concurso público foi realizado há dez anos, em 2014. A cidade foi a que mais cresceu no Brasil desde 2010, segundo o Censo do IBGE.
Da redação
16/02/2024 11h07 - Atualizado em 16/02/2024 às 11h07
Rodrigo Pinheiro/Ag.Pará
A Prefeitura de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, foi notificada pelo Ministério Público do Pará (MPPA) para que seja realizado concurso público no município. O último concurso público foi realizado há dez anos, em 2014. A cidade foi a que mais cresceu no Brasil desde 2010, segundo o Censo do IBGE.
O órgão ministerial levou em conta que a gestão do município "descumpriu cronograma apresentado e a promessa de que o certame seria realizado em 2023". A Prefeitura informou que "está tomando todas as medidas cabíveis para a realização do concurso público". "A fase interna da licitação para a contratação da banca examinadora, que realizará o concurso, está em andamento. O Termo de Referência e demais documentos estão em fase final de confecção. Por fim, a Prefeitura pretende publicar o edital de licitação no mês de março", diz a administração municipal.
De acordo com levantamento do MP, até 2023, a cidade tinha mais de 4 mil servidores ativos e apenas cerca de 1 mil são concursados, o que fere regra constitucional.
Nos autos de procedimento administrativo, o MP expediu ofício pedindo informações:
- relação atualizada dos servidores ativos do Município;
- o dia em que cada servidor tomou posse;
- o vínculo com a administração de cada um desses servidores (se concursado efetivo, comissionado ou contratado temporário);
- o percentual de efetivos e não efetivos (estes últimos abrangidos todos com vínculo precário, como comissionados contratados e temporários).
A Promotoria de Justiça solicita que as informações técnicas sejam enviadas em até vinte dias úteis.
Um ofício enviado à prefeitura também pede reunião para tratar sobre o concurso público, no próximo dia 8 de março.
Com informações de g1
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.