Uma mulher morreu atingida por um raio na quarta-feira (27), na zona rural de Itupiranga, no sudeste do Pará. Ela estava na companhia de mais duas pessoas, que sobreviveram.
As três pessoas estavam voltando de uma pescaria, em uma canoa, quando foram atingidos por um raio por volta das 6 horas. A vítima, Andrea Ferreira da Cruz, de 36 anos, morreu na hora.
O marido, João Batista da Silva e o cunhado da vítima, Ricardo Silva, ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento médico. Ambos sobreviveram.
“A chuva aqui é comum mas raio assim é a primeira vez já tenho 13 anos de pescaria nunca tinha visto”, afirmou o pescador João Batista da Silva.
A terça-feira (26) registrou uma grande quantidade de raios na região de Itupiranga e Marabá, no sudeste do estado.
Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 835 pessoas morreram atingidas por raios no Brasil na última década.
O Pará lidera o ranking brasileiro, com 88 óbitos e está entre os estados com o maior número de hospitalização por acidentes provocados pela descarga atmosférica.
Os especialistas alertam que em lugares abertos e descampados, o raio sempre cai nos pontos mais altos e esses pontos muitas vezes são os seres humanos. O ideal é procurar abrigo dentro de um local totalmente fechado.
Com informações do g1
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.