Na próxima quarta-feira (5), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em várias partes do mundo, principalmente na Amazônia. Para marcar a data, várias entidades de Marabá, sudeste do Pará, se uniram para pautar uma semana recheada de ações educativas em diversos pontos, sobretudo nas escolas.
A principal delas será uma ação ambiental que acontece entre 3 e 5 de junho, na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, das 8h às 17h.
A programação do Mutirão Verde é uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), Secretaria de Saúde (SMS), Equatorial Energia e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A prefeitura de Marabá, por meio de suas secretarias municipais, oferecerá mudas de plantas e árvores de diversas espécies, além de serviços de saúde, como vacinação, testagem rápida, aferição de pressão arterial e medição de glicose. O IBAMA vai repassar instruções sobre a preservação do meio ambiente.
“A ideia é levar à população um trabalho de educação ambiental, com distribuição de panfletos e debater a situação ambiental atual,” esclarece Socorro Lins, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semma.
Já a Equatorial Energia vai oferecer seus serviços, com atendimento especial à população, também recebendo resíduos recicláveis e eletrônicos em troca de descontos na conta de energia, e lâmpadas fluorescentes ou incandescentes em troca de modelos de LED; cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica,que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica; negociação de débitos com condições flexíveis e distribuição de cartilhas com dicas de consumo e cuidados com a natureza.
“Esse evento surgiu em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e, a partir dessa data, queremos trazer sensibilização para a população e pautar a sustentabilidade, trazer questões de meio ambiente e sociais. Surgiu a ideia de trazer ações que venham, desde o atendimento à saúde, à troca de lâmpadas, coleta de resíduos e troca por bônus na conta de energia,” informa Isabela Silva, engenheira florestal da Equatorial Energia.
O Mutirão Verde é uma oportunidade para celebrar uma data importante para a sociedade, que promove a sensibilização e o envolvimento de órgãos ambientais e a população com objetivo de celebrar o meio ambiente e promover a sustentabilidade, por meio de ações sociais e ambientais voltadas para a comunidade.
A Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) vai abrir suas portas para visitação diária e uma trilha ecológica que visa orientar crianças e adolescentes sobre a importância de preservar o ecossistema regional para que as espécies de vida não desapareçam.
Com informações de Semma e Ibama
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.