16/06/2022 às 13h23min - Atualizada em 16/06/2022 às 13h23min

Tradição de 46 anos: Festividade de Corpus Christi de Capanema agora é Patrimônio

Mayra Leal

 
 

Quem vê as cores e a beleza dos tapetes de serragem que enfeitam as ruas da cidade de Capanema na festividade de Corpus Christi talvez nem imagine que a produção comece bem antes da noite que antecede a quinta-feira de procissão.
 
Meses antes os grupos de jovens responsáveis pela confecção já iniciam o trabalho com a matéria-prima de toda essa arte, a serragem. O processo começa com a busca do material mas serralherias em volta da cidade. Depois é hora de pintar as 450 sacas de serragem utilizadas na confecção.



Com o auxilio de betoneiras, os voluntários vão colorindo os resíduos de madeira. Botando as mãos nas tintas, se pintam e se sujam, ao se entregarem ao serviço. Neste ano, foram duas semanas de pintura.


 
Na quarta-feira, véspera de Corpus Christi, o trabalho sai dos galpões de pintura da serragem e ganha as ruas, um quilômetro e trezentos metros delas pra ser mais preciso. Da frente da Paroquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Igreja Matriz da cidade, passando pelo centro comercial, pelos prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal e retornando para a igreja.

 
A extensão é dividida em dez partes, preenchidas com desenhos com caráter litúrgico previamente escolhidos e aprovados pela direção de arte da festividade. A serragem é a matéria prima principal das obras, que também levam areias coloridas, cal e até materiais reciclados como tampinhas, retalhos, cds e papel picado.

 
A confecção dura a madrugada inteira, começa por volta de 19h, com a meta de encerrar até 4h da manhã. Pois 7h da quinta-feira, é celebrada a missa campal em frente à igreja, que dá início à procissão em celebração ao corpo de Cristo. "Pra nós é uma grande alegria depois de dois anos por causa da pandemia, agora estar retornando completo. Eu e meu esposo somos uns dos primeiros a chegar e os últimos a sair, apesar de todo cansaço é tudo feito com muita alegria e amor junto com a juventude. É a nossa demonstração de fé para Jesus Sacramentado", destaca Angélica Silva, que faz parte da coordenação da festa.

 
Na retomada da festividade em seu formato tradicional, o tema da festa é "Eucaristia - Ápice da Vida e da Fraternidade".
 
Patrimônio
 
Todo esse trabalho é realizado há 46 anos. O trabalho de confecção dos tapetes é o principal do estado e um dos maiores do Brasil. O que fez com que Festa de Corpus Christi de Capanema, fosse reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado. 
 
A cerimônia de reconhecimento ocorreu hoje em frente à Igreja Matriz. O título foi concedido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC).
A cerimônia contou com a presença do Governador Helder Barbalho; o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas; a diretora do DPHAC, Karina Moriya; o prefeito de Capanema, Francisco (Chico) Neto, e outras autoridades. Foi o primeiro registro de Bem Imaterial feito integralmente pelo Executivo, seguindo a política de registro da Lei 1.852/2009.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp