Com a aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica 001/2023, Canaão dos Carajás passa a ter 15 vereadores já na próxima legislatura – dois a mais do que tem hoje. Uma boa notícia para quem sonha com uma cadeira no legislativo, visto que as chances, aparentemente, aumentam. Para se ter uma noção, em 2020, Canaã teve 191 candidatos ao legislativo disputando as atuais 13 vagas. Concorrência pesada de 14,69 candidatos por vaga.
Se a disputa da próxima eleição mantiver os 191 candidatos, a concorrência é menor – 8,73 por vaga.
No entanto, na prática a matemática não é bem assim. O número de candidatos deve subir e muito em 2024 dado o aumento do número de eleitores. Se mantiver a taxa de crescimento observada entre 2016 e 2020, quando houve aumento de 55,28% de candidatos, a concorrência deve ficar bem maior.
Considerando o mesmo aumento de 55,28%, Canaã pode chegar a ter 296 candidatos ao legislativo. Se 296 disputarem as 15 cadeiras, teremos 19,73 candidatos por vaga – um vestibular e tanto.
Cálculo legislativo - No entanto, a verdadeira matemática eleitoral para cargos legislativos é feita observando o coeficiente eleitoral. Ou seja, dividindo a quantidade de votos válidos pela quantidade de cadeiras disponíveis, é possível observar quantos votos um partido precisa ter para conquistar uma vaga na Câmara.
No complicado xadrez legislativo, as cadeiras são entregues aos candidatos mais bem colocados dentro de cada partido. Atualmente, Canaã tem 54.498 eleitores. A cada eleição, estima-se que 20% do total de eleitores aptos deixa de ir às urnas escolher seus representantes ou prefere votar nulo e branco.
Considerando este exato cenário nas eleições de 2024, Canaã teria 43.598 votos válidos na disputa legislativa. A partir disso, divide-se este total pela quantidade de cadeiras disponíveis, 15. Logo, para ter direito a uma cadeira na Câmara são necessários 2.906 votos.
Isso quer dizer que a cada 2.906 votos na legenda, um vereador é formado para o partido. Após o voto na legenda, a disputa é interna e os melhores colocados dentro do partido são eleitos. Por exemplo, o partido A reúne um bom grupo de candidatos ao parlamento e obtém nas urnas 9 mil votos na disputa. Pela matemática, o partido tem direito a três cadeiras na Câmara, que serão destinadas aos três mais bem colocados na corrida.
Mais fácil ou mais difícil?
Se Canaã mantiver a taxa de 2.906 votos por cadeira, a disputa eleitoral se torna bem mais difícil em relação a 2020, quando foram registrados 30.971 votos válidos. À época, 2.382 votos eram necessários para fazer a cadeira legislativa.
Faltando um ano para as eleições municipais, Canaã deve viver a mais acirrada disputa de sua história. A disputa tende a ser muito mais difícil. Em um caminho tão sinuoso, popularidade e força não bastam para ser eleito vereador em Canaã.
Com informações de Gazeta dos Carajás
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.